Qual estratégia de marketing utilizar? Inbound ou Outbound

É necessário entender a diferença entre as prospecção de clientes e vendas Inbound e Outbound e saber identificar qual é a melhor estratégia para seu negócio.

Compartilhe esse post

Hoje vivemos uma discórdia ao se abordar sobre os métodos para planejamento de prospecção de clientes. De um lado os defensores do Inbound e do outro a turma do Outbound Marketing.


Fato é que não podemos desprezar ambas as ferramentas e o papel que cada uma desempenha no planejamento estratégico, levando em consideração o tipo de negócio cada uma terá uma importância maior ou menor.

Quando o assunto é Marketing Digital, sem dúvidas, o Inbound dispara na frente. 

Veja as diferenças em prospecção Outbound e Inobound.

OUTBOUND X INBOUND

Entenda os dois conceitos.

PROSPECÇÃO INBOUND

Deriva do Inbound Marketing, que é uma abordagem de marketing voltada principalmente ao marketing Digital. O Inbound incia com objetivo de atração, fluxo para geração de leads comerciais com base nos interesses.

PROSPECÇÃO OUTBOUND

Durante muito anos a única ferramenta disponível a respeito de vendas e marketing. Dentre as atividades mais comuns a utilização de Cold Calls para potenciais clientes de listas adquiridas pelo segmento e não por interesse.

Um processo caro e complexo para se obter um real engajamento do prospect.

AS MUDANÇAS NO PROCESSO DE PROSPECÇÃO

Há aproximadamente 20 anos, o processo comercial passava por sua maioria, pela exigência da interação de um vendedor, que controlava todos dos dados e informações necessárias para conversão.

Hoje no entanto, vivemos a era da informação, onde podemos esta em qualquer lugar, formal ou informalmente pesquisando em segundos e poucos clientes sobre as 5 melhores empresas que fornecem o que queremos.

Ainda precisamos do processo de vendas, com inbound influenciamos e intensificamos o processo, agregando o máximo de valor a marca, visando o relacionamento.

O processo de consultivo passa a ser diferencial. É necessário não mais apresentar um produto, mas envolver e engajar o comprador.

Ainda assim e até mesmo por isso, não é possível descartar o outbound marketing, pois ele humanizará o processo comercial dentre outros benefícios.

QUANDO E PORQUE ADOTAR OUTBOUND 

Para Humanizar o processo comercial, para atender necessidades específicas de forma menos genérica.

Para ampliar a conversão e principalmente para se atingir níveis de hierárquicas ou segmentos específicos de pouco comportamento digital.

Outbound X Inbound

Interrupção – Permissão

Cold Call – SEO/SEM

Email Direto – Blog

Processo Frio – Relacionamento iniciado pelo marketing

Contato direto – Multicanais

Offline Predominantemente/Online complementar – Online predominante/Offline complementar

CONCLUSÃO

Estamos no meio de uma revolução que engloba os departamentos de marketing e vendas. Cada vez mais, o processo de Inbound ganha força e se desenvolve. Mas para muitas empresas o modelo outbound também é uma boa opção e vai ajudá-las a chegar nos clientes desejados. Analise bastante os prós e contras de cada modelo e boa escolha. Principal, não  se esqueça que eles podem e devem funcionar em conjunto!

Até breve

Sua empresa precisa vender mais?

Conte com a EMGE!

Líder nacional em Gestão Comercial Profissional e Terceirização de forças de vendas, atendemos as necessidades comercias de empresas de todos os portes e atuações, de maneira individual ou integrada.

Outros Conteúdos do Blog

Quer vender? Tem que prospectar

Ao longo dos últimos anos, e mais ainda neste momento de “crise econômica” o que mais tenho observado são empresas reclamando de vendas. Participando de vários grupos de discussões entre executivos e empresários o tema é muito repetido, porém vou te fazer uma pergunta: – O que você está fazendo para vender?

Contratei excelentes vendedores, mas não vendem como esperava

E agora? você contratou cuidadosamente sua equipe de vendas corporativa, vendedores com experiencia e bons resultados nas empresas que passaram anteriormente, profissionais com muita competência e prontificados a atender bem seus clientes, mas nem assim seus serviços estão vendendo, e agora?

Prospecção de Clientes: pelas Redes Sociais

A utilização de redes sociais para relacionamento, leads e interação com clientes já é uma realidade, porém ainda pouco ou mal utilizada pelas empresas, já há diversas empresas que prestam este tipo de serviço. Agora a tendência é a utilização para prospecção de novos clientes e “trocas de cartões”.

Prospecção de clientes: Principais erros cometidos pelas empresas

Durante estes últimos anos, atendendo mais de 170 empresas como serviços e mais 100 como consultor no desenvolvimento interno de prospecção de clientes tenho observado ao chegar nas empresas para fazer um diagnósticos alguns erros que se repetem e que certamente atrapalham o desenvolvimento do trabalho principalmente a performance desejada.

O que é SDR e os benefícios da terceirização

É algo que eu disse desde que começamos nossa empresa de vendas terceirizada, a EMGE , em 2012. Naquela época, o mundo das vendas estava mudando. A ascensão da Internet, e uma coisinha chamada Marketing Digital, estava mudando a maneira como as organizações vendiam seus bens e serviços.