Redes sociais fazem parte do dia-a-dia de Milhões de usuários espalhados pelo mundo, identificar neste universo prospects disposto a consumir seu produto ou serviço passou a ser uma ferramenta indispensável para as empresas e empreendedores.
Existem muitas oportunidades e ofertas de serviços disponíveis para toda capacidade de investimento, mas isso não é uma obrigação, dedicando tempo já é possível atuar ativamente nas redes sociais e conquistar bons clientes.
Também há diversas opções de comunidades sociais b2b, mas é necessário escolher atentamente, tenha atenção a quantidade de empresas que participam destas comunidades, seu perfil e todas as informações necessárias.
Minha intenção neste post é dividir alguns aprendizados que tive ao utilizar as redes sociais para prospecção de meus clientes, 90% deles viram desta prospecção e 10% foram de indicação a custo zero de divulgação, dedicando apenas meu tempo.
Listo algumas sugestões e informações coletadas com diversas pessoas que estão conquistando clientes nas redes sociais.
# Traçar o perfil do público alvo
Liste as características do seu público alvo e antes de entrar em Grupos no LinkedIn ou em comunidades de redes sociais estude os integrantes e veja se há uma quantidade satisfatória de potenciais clientes.
# Identificar as motivações
Liste em seus produtos e serviços os possíveis problemas cujo eles servem de solução, identifique as motivações que levam a decisão de compra, isso auxiliará na formatação do script de atuação.
# Falar a língua do cliente
Seja entendido facilmente falando a linguagem de seus prospects, quanto mais dentro de sua realidade mais assertiva será sua comunicação.
# Viral vcs Pontual
É possível agir das duas formas, aconselho pontual, pois a possibilidade de ter sua mensagem lida e respondida aumentará muito.
# Comunicação clara e direta
Quanto mais clara e direta for sua mensagem melhor será a qualidade dos retornos. É possível que envie a mensagem para centenas de pessoas e apenas algumas dezenas respondem, várias apenas se cadastram nas redes, mas não atuam, ou até mesmo, não há interesse sobre seu serviço. Se for claro na comunicação terá a resposta de quem tem algum nível de interesse por seu produto ou serviço, basta identificar o motivador desta resposta.
# Produtos ou serviços menos genéricos
Esta vai para todos, mas em especial para consultores. Oferte um produto ou serviço que tenha maior capacidade de entrada e no desenvolver da conversa será possível apresentar o restante da empresa. Quando a mensagem tem muitos produtos ou serviços fica mais difícil para seu prospect se identifique com sua empresa.
# Organize seus contatos
Tenha controle, seja em CRM, ERP ou uma simples planilha de excel de todos os clientes que você enviou mensagem e principalmente daqueles que lhe solicitou mais alguma informação ou lhe deu uma resposta que abre a possibilidade de dar andamento na conversa. É muito comum que a pessoa após apresentado seus serviço apresente para sócios ou parceiros, em fim, que dependa da opinião de outras pessoas, ou ainda que leve um tempo para tomar a decisão. É importante que após um determinado tempo retorne o contato para verificar o status da decisão, é necessário que permaneça em contato até que tenha uma das duas únicas respostas que podemos considerar como definitivas: Sim (vou contratar o seu serviço ou comprar o seu produto) ou Não (não será adquirido), qualquer outra resposta ainda caberá argumentações ou agendamentos para futuros contatos e por isso é necessário que tenha tudo muito bem registrado.
# Saiba o que falam de você
Existe ferramentas que possibilitam acompanhar todas as situações da sua marca, produto ou serviço nas redes sociais. Saber o que os outros estão falando de você é de extrema necessidade pois pode apontar o caminho que sua empresa está seguindo.
Na internet o tamanho da empresa não é perceptível, é a oportunidade de empresas de todos os portes serem avaliadas não por seus investimentos, mas pela capacidade e competência.
Aproveito para convida-los a conhecer nosso grupo no linkedin Prospecção de Clientes – Dicas e Estratégias
Até Breve