Contratei excelentes vendedores, mas não vendem como esperava

E agora? você contratou cuidadosamente sua equipe de vendas corporativa, vendedores com experiencia e bons resultados nas empresas que passaram anteriormente, profissionais com muita competência e prontificados a atender bem seus clientes, mas nem assim seus serviços estão vendendo, e agora?

Compartilhe esse post

 

Acredite este dilema é mais comum que parece e o problema não está na dedicação dos profissionais.

Montar uma equipe de vendas, deveria (mas geralmente não é) como se montasse um time de futebol. Vamos seguir esta analogia:

Se você se identificou com o título deste artigo, certamente é porque montou um time de futebol só com atacantes, afinal, para se ganhar um jogo é necessário fazer gol, sem gol não há vitória… claro, o problema que como já deve está deduzindo, sua equipe vai precisar também de jogadores na defesa que garantam que seu time não tome gol, afinal se tomar mais gol que faz vai perder o jogo.

Também não pode colocar o “Neymar” do seu time no gol, ele é um craque lá no ataque, lá atrás ele não tem a mesma habilidade, e mesmo ele sendo candidato a melhor do mundo não faria defesas e tomaria gols simples, e aí? a culpa é do Neymar? ele não é mais um craque no seu time como era no outro?

Exatamente isso, (claro que podem haver muitos fatores que interfiram no sucesso de vendas do vendedor afinal: O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã – Peter Drucker), o que vejo mais em comum com as empresas que me relatam as várias tentativas de montar equipes de vendas sem sucesso está resumida a um único erro: Montar um time de atacantes.

Geralmente quando se montam equipes de vendas pensam na capacidade de fechamento, nas habilidades e técnicas de fechamentos com resultados incríveis, mas uma equipe comercial não vive apenas de fechamento e exigir que este vendedor fique horas fazendo prospecção ativa certamente irá frusta lo (acha que o Neymar ficaria feliz no gol? e o goleiro no ataque faria gols?).

Minha sugestão para montar uma “Equipe” pense nos três pilares abaixo e certamente fará um processo seletivo mais assertivo e montará uma equipe campeã:

# FECHAMENTO “HUNTERs” (Atacantes)

Contrate profissionais que tenham ótimas habilidades de negociação e fechamento

# PROSPECÇÃO (Meio Campo)

Contrate profissionais que ficarão responsáveis por gerar as oportunidades de vendas.

# RELACIONAMENTO “FARMERs” (Defesa)

Contrate profissionais com habilidade de relacionamento e retenções de clientes.

Para empreendedores uma sugestão: Seja um craque em todas as posições, ou no mínimo se prepare para todas, afinal vai ficar por sua conta fazer tudo até ter a possibilidade de montar uma equipe, geralmente há uma preocupação muito grande com fechamento e pouca dedicação em aprimorar as outras habilidades necessárias para manter seu negócio.

Até breve

 

Sua empresa precisa vender mais?

Conte com a EMGE!

Líder nacional em Gestão Comercial Profissional e Terceirização de forças de vendas, atendemos as necessidades comercias de empresas de todos os portes e atuações, de maneira individual ou integrada.

Outros Conteúdos do Blog

Minha empresa é pequena demais para aplicar a RECEITA PREVISÍVEL de Aaron Ross, qual a saída?

Frequentemente escuto empresários de start up, pequenos e micro empresários justificando que devido sua pouca estrutura, muitas vezes sendo um dos sócios (ou até mesmo os famosos voos solos) responsável por todo processo comercial, entrega e administração do negócio que devido a pouca estrutura não podem, ou não conseguem, introduzir a metodologia de prospecção descrita por Aaron Ross no livro de Receita Previsível.

Prospecção de clientes: Principais erros cometidos pelas empresas

Durante estes últimos anos, atendendo mais de 170 empresas como serviços e mais 100 como consultor no desenvolvimento interno de prospecção de clientes tenho observado ao chegar nas empresas para fazer um diagnósticos alguns erros que se repetem e que certamente atrapalham o desenvolvimento do trabalho principalmente a performance desejada.

Como prospectar clientes por telefone: 12 dicas

O mercado vive um momento que não se tem tempo para se perder, então não perca seu tempo, nem tome do seu cliente. A prospecção por telefone é uma forma de filtrar as oportunidades, qualificar o prospect e conquistar visitas de sucesso.

O que é SDR e os benefícios da terceirização

É algo que eu disse desde que começamos nossa empresa de vendas terceirizada, a EMGE , em 2012. Naquela época, o mundo das vendas estava mudando. A ascensão da Internet, e uma coisinha chamada Marketing Digital, estava mudando a maneira como as organizações vendiam seus bens e serviços.

Prospecção de Clientes: pelas Redes Sociais

A utilização de redes sociais para relacionamento, leads e interação com clientes já é uma realidade, porém ainda pouco ou mal utilizada pelas empresas, já há diversas empresas que prestam este tipo de serviço. Agora a tendência é a utilização para prospecção de novos clientes e “trocas de cartões”.