Prospecção de Clientes: pelas Redes Sociais

A utilização de redes sociais para relacionamento, leads e interação com clientes já é uma realidade, porém ainda pouco ou mal utilizada pelas empresas, já há diversas empresas que prestam este tipo de serviço. Agora a tendência é a utilização para prospecção de novos clientes e “trocas de cartões”.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

 

Redes sociais fazem parte do dia-a-dia de Milhões de usuários espalhados pelo mundo, identificar neste universo prospects disposto a consumir seu produto ou serviço passou a ser uma ferramenta indispensável para as empresas e empreendedores.


Existem muitas oportunidades e ofertas de serviços disponíveis para toda capacidade de investimento, mas isso não é uma obrigação, dedicando tempo já é possível atuar ativamente nas redes sociais e conquistar bons clientes.

Também há diversas opções de comunidades sociais b2b, mas é necessário escolher atentamente, tenha atenção a quantidade de empresas que participam destas comunidades, seu perfil e todas as informações necessárias.

Minha intenção neste post é dividir alguns aprendizados que tive ao utilizar as redes sociais para prospecção de meus clientes, 90% deles viram desta prospecção e 10% foram de indicação a custo zero de divulgação, dedicando apenas meu tempo.

Listo algumas sugestões e informações coletadas com diversas pessoas que estão conquistando clientes nas redes sociais.

# Traçar o perfil do público alvo 

Liste as características do seu público alvo e antes de entrar em Grupos no LinkedIn ou em comunidades de redes sociais estude os integrantes e veja se há uma quantidade satisfatória de potenciais clientes.

# Identificar as motivações 

Liste em seus produtos e serviços os possíveis problemas cujo eles servem de solução, identifique as motivações que levam a decisão de compra, isso auxiliará na formatação do script  de atuação.

# Falar a língua do cliente 

Seja entendido facilmente falando a linguagem de seus prospects, quanto mais dentro de sua realidade mais assertiva será sua comunicação.

# Viral vcs Pontual 

É possível agir das duas formas, aconselho pontual, pois a possibilidade de ter sua mensagem lida e respondida aumentará muito.

# Comunicação clara e direta 

Quanto mais clara e direta for sua mensagem melhor será a qualidade dos retornos. É possível que envie a mensagem para centenas de pessoas e apenas algumas dezenas respondem, várias apenas se cadastram nas redes, mas não atuam, ou até mesmo, não há interesse sobre seu serviço. Se for claro na comunicação terá a resposta de quem tem algum nível de interesse por seu produto ou serviço, basta identificar o motivador desta resposta.

# Produtos ou serviços menos genéricos 

Esta vai para todos, mas em especial para consultores. Oferte um produto ou serviço que tenha maior capacidade de entrada e no desenvolver da conversa será possível apresentar o restante da empresa. Quando a mensagem tem muitos produtos ou serviços fica mais difícil para seu prospect se identifique com sua empresa.

# Organize seus contatos 

Tenha controle, seja em CRM, ERP ou uma simples planilha de excel de todos os clientes que você enviou mensagem e principalmente daqueles que lhe solicitou mais alguma informação ou lhe deu uma resposta que abre a possibilidade de dar andamento na conversa. É muito comum que a pessoa após apresentado seus serviço apresente para sócios ou parceiros, em fim, que dependa da opinião de outras pessoas, ou ainda que leve um tempo para tomar a decisão. É importante que após um determinado tempo retorne o contato para verificar o status da decisão, é necessário que permaneça em contato até que tenha uma das duas únicas respostas que podemos considerar como definitivas: Sim (vou contratar o seu serviço ou comprar o seu produto) ou Não (não será adquirido), qualquer outra resposta ainda caberá argumentações ou agendamentos para futuros contatos e por isso é necessário que tenha tudo muito bem registrado.

# Saiba o que falam de você 

Existe ferramentas que possibilitam acompanhar todas as situações da sua marca, produto ou serviço nas redes sociais. Saber o que os outros estão falando de você é de extrema necessidade pois pode apontar o caminho que sua empresa está seguindo.

Na internet o tamanho da empresa não é perceptível, é a oportunidade de empresas de todos os portes serem avaliadas não por seus investimentos, mas pela capacidade e competência.

Aproveito para convida-los a conhecer nosso grupo no linkedin Prospecção de Clientes – Dicas e Estratégias

Até Breve

 

Sua empresa precisa vender mais?

Conte com a EMGE!

Líder nacional em Gestão Comercial Profissional e Terceirização de forças de vendas, atendemos as necessidades comercias de empresas de todos os portes e atuações, de maneira individual ou integrada.

Outros Conteúdos do Blog

WhatsApp como ferramenta de Prospecção

Não é novidade a utilização de novidades na área de comunicação e redes sociais para os negócios, era claro que Whatsapp com mais de 900 milhões de usuários no mundo não ficaria de fora.

Como prospectar clientes por telefone: 12 dicas

O mercado vive um momento que não se tem tempo para se perder, então não perca seu tempo, nem tome do seu cliente. A prospecção por telefone é uma forma de filtrar as oportunidades, qualificar o prospect e conquistar visitas de sucesso.

Prospecção de clientes – Novo conceito EMGE

Entendo o complexo trabalho de prospecção de novos cliente e avaliando as tendencias de mercado e necessidades de nossos clientes, ampliamos nossos horizontes criando o serviço que vai muito além do que fizemos até hoje. Somamos agora duas soluções a Geração de Lead + Prospecção Ativa e assim estamos gerando resultados ainda mais expressivos aos nosso clientes, trazendo cada vez mais resultados qualificados, aproximando clientes realmente interessados nos serviços prestados de nossos contratantes.

Nunca mais perca uma oportunidade de vendas

Olá,
Neste post, você recebe uma oportunidade incrível para nunca mais perder oportunidades de negócios e ainda gera reuniões de vendas B2B de forma automática automática em sua agenda.

Terceirização Comercial – o que é, conceito e benefícios

O foco é absorver atividades comerciais que não fazem parte do Core Business da empresa, fornecendo serviços comerciais que potencializam os resultados comerciais seja na total terceirização do setor, terceirização da parte comercial de equipe externa ou televendas, expansão em área específica, expansão em segmento especifico, ampliação da equipe comercial existente, gestão de representantes ou prepostos locais.

Prospecção de clientes – #Etapas

Na prospecção de clientes é importante ter em mente que não há receitas de bolo, e nenhum modelo que sirva para todo e qualquer negócio. É necessário analisar e planejar cada passo para que tenha sucesso neste projeto.