Chega a ser irritante como atualmente dão a mesma solução diversos nomes para parecer inovador ou uma grande sacada.
CSM – Customer Success Manager – Gestão do sucesso do cliente
CEM – Customer Experence Manager – Gestão das experiencias do cliente
De forma fundamental são exatamente a mesma coisas, se preocupam como o cliente se relaciona com sua marca, com objetivos iguais, MANTER CLIENTES, CSM foi uma nova nomenclatura dada voltada para empresas de tecnologia com conceito de vendas SaaS e assim reduzir as perdas de clientes, e como é de se esperar é o mesmo objetivo do CEM que originalmente foi criado para o varejo.
Mais que isso, além de terem a mesma essência e objetivos derivam de uma mesma fonte de metodologia ainda mais ampla e infelizmente mal tratada CRM – Customer Relationship Management ou Gestão do relacionamento com o cliente que infelizmente foi reduzido e inferiorizado ao entendimento que é apenas um software.
Deixo claro que na minha opinião este é um grande fator de sucesso para os negócios, independente do nome que seja dado, o importante é fazer…. aliás, planejar e executar (para que não haja interpretações equivocadas)
Até breve