Mais clientes para sua contabilidade

“Nesta coluna vou trazer algumas anotações pessoais, percepções, análises de situações reais observadas no relacionamento com o cliente ou na gestão de um negócio, o que estão fazendo de certo ou de errado na minha opnião”. 

Emerson Morais   

Terceirização Comercial - o que é, conceito e benefícios

Postado por Emerson Mota Pereira de Morais em sexta, novembro 18, 2016

O foco é absorver atividades comerciais que não fazem parte do Core Business da empresa, fornecendo serviços comerciais que potencializam os resultados comerciais seja na total terceirização do setor, terceirização da parte comercial de equipe externa ou televendas, expansão em área específica, expansão em segmento especifico, ampliação da equipe comercial existente, gestão de representantes ou prepostos locais.

#O QUE É


Outsourcing Comercial designa a ação de obter mão-de-obra fora da empresa, é a terceirização total ou parcial da área comercial, podendo abranger linhas determinadas de projetos, segmentação ou canal específico. 


A contratação de serviços periféricos visa a reduzir custos internos aproveitando o know how e a especialização de empresas externas que, em determinadas áreas específicas, se revelam como opção mais vantajosa, permitindo maiores rentabilidades, uma vez que os empregados subcontratados normalmente ganham um vencimento reduzido . (wikipedia)


Outsourcing comercial (Terceirização comercial) visa à estruturação da força de vendas, que vai desde o diagnóstico, identificação de necessidades, adequação de estratégias até a composição do perfil da equipe, seguindo uma metodologia para a obtenção dos objetivos atuais e futuros apresentados pelo cliente. 


#ETAPAS


Elaboração e implementação do plano táctico estratégico de vendas B2BGestão de Fluxo de vendas (Funil de vendas)Desenvolvimento de estratégias comerciaisRelatórios de visitas comerciaisAvaliação do potencial de vendasSegmentação e definição de mailingProspecção ativaTreinamentos e gestão de equipes pré-existentes ou a formarFormação de equipes para projetos específicosDefinição de metas ForecastAnalise comercial e CRM Muito mais....

#PRINCIPAIS BENEFICIOS


Contar com ampla estrutura com equipe especializada na prospecção, atendimento e relacionamento com o cliente.Redução de despesas operacionaisRedução de despesas pré-Operacionais Ampliação da força de vendasGestão simplificada

#ESTRUTURA ENVOLVIDA


Gestão comercialDesenvolvimento estratégicoEquipe de vendas externaEquipe de prospecção ativa (Cold Call)
Equipe de gestão de PDV
Equipe de marketing Digital 

#MERCADOS E APLICAÇÕES


As soluções de outsourcing comercial neste modelo apresentado a todos segmentos e portes no ambiente B2B, mas é comum ver aplicações em B2C com a utilização de promotores de vendas, fortalecendo equipes comerciais em lojas físicas.

Não há restrições quanto a aplicação de mercado, para cada projeto é necessário a construção de uma vertical própria para que não haja conflitos de interesse nem perca de produtividade.


Até breve


Tags: equipe comercial  equipe de vendas  outsourcing comercial  outsourcing de vendas  terceirização comercial  terceirização de vendas 

O autor


Emerson Morais Empresario, palestrante, consultor e escritor especialista em estratégias de prospecção de clientes e vendas. Fundador da EMGE Soluções e Prospecção de clientes.