Mais clientes para sua contabilidade

“Nesta coluna vou trazer algumas anotações pessoais, percepções, análises de situações reais observadas no relacionamento com o cliente ou na gestão de um negócio, o que estão fazendo de certo ou de errado na minha opnião”. 

Emerson Morais   

Qual estratégia de marketing utilizar? Inbound ou Outbound

Postado por Emerson Mota Pereira de Morais em terça, janeiro 3, 2017

É necessário entender a diferença entre as prospecção de clientes e vendas Inbound e Outbound e saber identificar qual é a melhor estratégia para seu negócio.


Hoje vivemos uma discórdia ao se abordar sobre os métodos para planejamento de prospecção de clientes. De um lado os defensores do Inbound e do outro a turma do Outbound Marketing.


Fato é que não podemos desprezar ambas as ferramentas e o papel que cada uma desempenha no planejamento estratégico, levando em consideração o tipo de negócio cada uma terá uma importância maior ou menor.


Quando o assunto é Marketing Digital, sem dúvidas, o Inbound dispara na frente. 


Veja as diferenças em prospecção Outbound e Inobound.


OUTBOUND X INBOUND

Entenda os dois conceitos.


PROSPECÇÃO INBOUND

Deriva do Inbound Marketing, que é uma abordagem de marketing voltada principalmente ao marketing Digital. O Inbound incia com objetivo de atração, fluxo para geração de leads comerciais com base nos interesses.



PROSPECÇÃO OUTBOUND

Durante muito anos a única ferramenta disponível a respeito de vendas e marketing. Dentre as atividades mais comuns a utilização de Cold Calls para potenciais clientes de listas adquiridas pelo segmento e não por interesse.


Um processo caro e complexo para se obter um real engajamento do prospect.


AS MUDANÇAS NO PROCESSO DE PROSPECÇÃO

Há aproximadamente 20 anos, o processo comercial passava por sua maioria, pela exigência da interação de um vendedor, que controlava todos dos dados e informações necessárias para conversão.


Hoje no entanto, vivemos a era da informação, onde podemos esta em qualquer lugar, formal ou informalmente pesquisando em segundos e poucos clientes sobre as 5 melhores empresas que fornecem o que queremos.


Ainda precisamos do processo de vendas, com inbound influenciamos e intensificamos o processo, agregando o máximo de valor a marca, visando o relacionamento.


O processo de consultivo passa a ser diferencial. É necessário não mais apresentar um produto, mas envolver e engajar o comprador.


Ainda assim e até mesmo por isso, não é possível descartar o outbound marketing, pois ele humanizará o processo comercial dentre outros benefícios.


QUANDO E PORQUE ADOTAR OUTBOUND 

Para Humanizar o processo comercial, para atender necessidades específicas de forma menos genérica.


Para ampliar a conversão e principalmente para se atingir níveis de hierárquicas ou segmentos específicos de pouco comportamento digital.



Outbound X Inbound

Interrupção – Permissão

Cold Call – SEO/SEM

Email Direto – Blog

Processo Frio – Relacionamento iniciado pelo marketing

Contato direto – Multicanais

Offline Predominantemente/Online complementar – Online predominante/Offline complementar


CONCLUSÃO

Estamos no meio de uma revolução que engloba os departamentos de marketing e vendas. Cada vez mais, o processo de Inbound ganha força e se desenvolve. Mas para muitas empresas o modelo outbound também é uma boa opção e vai ajudá-las a chegar nos clientes desejados. Analise bastante os prós e contras de cada modelo e boa escolha. Principal, não  se esqueça que eles podem e devem funcionar em conjunto!


Até breve


Tags: inbound outbound "qual estratégia de marketing utilizar" 

O autor


Emerson Morais Empresario, palestrante, consultor e escritor especialista em estratégias de prospecção de clientes e vendas. Fundador da EMGE Soluções e Prospecção de clientes.